Park GuenHye é a primeira mulher a ser eleita Presidente da Coreia e está cumprindo o 18˚ mandato presidencial a partir de 25 de Fevereiro de 2013. Ela nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1952 em Samdeok-dong da área de Jung-gu, em Daegu. É a primeira filha de Park Chung Hee, o 3˚ Presidente da Coreia do Sul. Park estudou engenharia eletrônica pela Universidade Sogang (Seul) formando-se em 1974. Também estudou brevemente na Universidade de Grenoble, mas deixou a França após a morte de sua mãe.
A carreira política começou cedo para Park GuenHye que tinha apenas 22 anos quando ela assumiu o posto de primeira dama após o assassinato de sua mãe, Yuk Young Soo em 1974 por Mun Se-Gwang, espião da Associação Geral de Residentes Coreanos no Japão, sob a direção do governo Norte-Coreano. O alvo do assassinato era o seu pai, Park Chung Hee, Presidente da Coreia do Sul 1963-1979. Ele é considerado um dos políticos mais influentes na Coreia desde as presidências dos dois Kims: Kim Young Sam e Kim Dae Jung. Park GuenHye foi considerada como primeira-dama até 1979, quando seu pai também foi assassinado por seu próprio chefe de inteligência, Kim Jae-gyu, em 1979. Seu pai continua a dividir os sul-coreanos até hoje. Alguns dando crédito a ele por tirar o país da pobreza depois da guerra entre 1950-53 estabelecendo uma base para um estado moderno fazendo da Coreia uma potência na área de exportação. Por outro lado outros não esquecem a repressão política durante os 18 anos de governo que começou com um golpe militar em 1961.
Park GuenHye pediu desculpas às vítimas de seu pai durante a sua campanha eleitoral do ano passado (2012). De 2004 à 2006, ela foi presidente do Grande Partido Nacional (GNP) um partido conservador. Em 2011 o GNP mudou o nome para “Partido Saenuri”. Park foi também associada da Assembléia Nacional da Coreia, e durante quatro legislaturas consecutivas foi representante do eleitorado.
Ao sair de sua casa na segunda feira dia 25 de fevereiro em GangNam, cedo pela manha, a caminho de sua posse, as ruas estavam lotadas de gente esperando para ver a futura presidente da Coreia. Uma vizinha deu a ela um filhote de Jindo, o cachorro mais popular coreano, para que a Presidente tenha um companheiro na residência presidencial, pois. Park GuenHye nunca se casou.
Uma árvore carregada de saquinhos de seda, cada um com uma mensagem desejando felicidades e parabéns estava a sua espera logo após a cerimônia de posse no centro da cidade em Gwanghwamun Plaza. Em seu caminho para a residência presidencial, ela parou e leu em voz alta algumas mensagens de esperanças sinceras do povo para o seu futuro.
Como Presidente, Park GuenHye está comprometendo-se a garantir segurança a Coreia do Sul contra a ameaça hostil da Coreia do Norte, ao mesmo tempo criando pontes com a capital de Pyongyang. Reiterando sua política de “trust politik” – uma política baseada na dissuasão combinada com abordagens cautelosa com a Coreia do Norte – ela disse que pretende “estabelecer a base para uma era de unificação harmoniosa, onde todos os coreanos podem levar uma vida mais próspera e mais livre e onde os seus sonhos podem se tornar realidade.” Park tem pressão de seus eleitores para cumprir a promessa que ela fez durante a campanha de fazer o pais voltar ao crescimento econômico que teve durante o regime de seu pai.
Ela disse que os sul-coreanos estavam enfrentando uma nova era com dificuldades de crise financeira global, bem como a ameaça do Norte. Disse também: “Eu vou inaugurar uma era de esperança em que a felicidade de cada cidadão torna-se a base da força de nossa nação que por sua vez é dividida com benefícios para todos os coreanos.” E sobre a Coreia do Norte ela disse “Vou avançar passo-a-passo, com base em elementos de dissuasão para construir a confiança entre o Sul e o Norte.” Aguardemos grandes acontecimentos.
Enviamos nossas calorosas saudações e votos de muito sucesso a Park GuenHye. Uma pessoa tão iluminada como você realmente merece estar nessa posição. Tudo de bom!
Park GuenHye tem um irmão mais novo, Park Ji Man, e uma irmã mais nova, Park Seoyeong.
Park Geun-hye Presidential Inaugural Ceremony
Lena ,ótimo post. muito obrigado, principalmente para quem têm muita vontade de conhecer e ficar um tempo na Coreia do Sul ! beijo e fique com Deus ! boa sorte à Presidente ! continuo estudando o idioma coreano , inclusive trabalhando como interprete, numa empresa de Piracicaba . quem sabe um dia …
Parabéns pelo post, acompanhei aqui pela internet o dia da posse, pela SBS e MBC, foi um evento muito bonito, e demonstrou uma lição de cidadania pelo povo sul coreano, sucesso à Presidente e à você tbm…espero conhecer a Coreia do Sul em breve, abraços…
Nossa que história! Adorei o post sobre a nova presidente. Que ela possa fazer um ótimo governo. ^^