Sabsari é uma raça canina coreana nativa da região GyeongSangBuk Do. Eles são relativamente calmos por natureza e são capazes de manter o foco, tornando uma raça fácil de se treinar. Em Julho de 2012 o “Gyeongsan Sapsalgae Research Institute” iniciou um programa de treinamento usando essa o Sabsari para serem cães farejadores em achar ninhos de cupins. O Sabsari é um cachorro muito inteligente e após 4 meses de continuo treinamento alguns já são capazes de encontrar habitat de cupim facilmente.
Cupim é uma grande ameaça aos mais de 350 patrimônios cultural (dos 2,300) coreano são feitos de madeira. Faz sentido ter cães treinados para proteger contra invasões de cupim. Segundo a Administração do Patrimônio Cultural (Cultural Heritage Administration– CHA), 10 a 20 patrimônios feitos de madeira são danificados por cupins por ano. Com o aquecimento global a previsão é de cupins causar ainda mais destruição e a situação pode tornar-se bem grave.
Hoje três cães já estão trabalhando com a entidade CHA a constante vigilância de uma infestação. Uma vez que o cão detecta algo, exterminadores usam sensores ultra-sônico para confirmar a presença e quando há uma confirmação, eles passam a usar pesticidas para destruir os cupins. Tudo com a ajuda do cão trabalhador.
O significado original de “Sabsal” é “para afastar ou mandar longe os maus espíritos.” Antigamente parece que o Sabsari fez parte da vida cotidiana, pois foi destaque em muitas pinturas budistas. A raça chegou a quase extinção, considerando que a sua pele foi muito procurada em torno da década de 1940 pelo governo japonês durante a ocupação da Coreia, para produzir casacos militares e bonés.
Professores da Universidade Nacional Kyungpook vêm tentando restaurar a população de Sabsari ao longo das décadas. Hoje pode se dizer que o seu número já cresceu vários milhares, porém ainda não é uma raça muito procurada. Em 1992 o Sabsari foi designado como Patrimônio Nacional da Coréia n º 368.
–Ha Ji-Hong, presidente da Fundação Sapsare coreana e um professor da Universidade Nacional Kyungpook.
obs. -A CHA também está considerando sapsalgae no treinamento como cães de guarda para os 160 mais significativos bens culturais por todo o país para evitar crimes como incêndios e/ou vandalismo.
Legal , Lena, muito bom seu post. abraço e bom final de semana.좋은 주말
Quais são as outras duas?
Minha amiga coreana tem um cachorro que eu acho muito fofo e diferente se comparado com os nossos aqui no Brasil.
Quais são as outras duas raças?
Tenha uma final de semana maravilhoso!
1. Korean Jindo
2. Sapsari
3. Pungsan
Vivendo e aprendendo. Gosto muito de cães. Tenho uma spitz alemã. Achava que a Coreia tinha só o Jindo como raça nativa. Acho curioso que o Sapsari seja tão diferente dos Sptiz. Se traçarmos um arco do centro da europa até o extremo oriente, encontraremos dezenas de raças, todas dessa família, inclusive o Jindo (duas características marcantes: orelhas eretas e a cauda sobre o dorso). Como essa raça teria chegado e se desenvolvido na península coreana, cercado por esse “mar” de cães da família Spitz?
Adorei o Sapsari! Muito cute.