Chef Brasileiro, Alex Atala Fala do Charme da Cozinha Coreana – 2012

Yonhap News 29 de outubro de 2012

Chef Brasileiro Fala do Charme da Cozinha Coreana

Alex Atala, chef brasileiro mundialmente reconhecido, está na Coreia para participar do Seoul Gourmet 2012.Durante o encontro o chef brasileiro em Gayedong, Atala disse ter experimentado pela primeira vez a cozinha coreana, que descreveu como sendo muito charmosa e prazerosa.

Após ter experimentado o kimchi disse que era um acompanhamento fermentado inusitado e que poderia pensar na possibilidade de desenvolver um prato à base de kimchi.

Alex Atala é pouco conhecido aqui na Coreia, mas é um nome muito conhecido e apreciado pelos gourmets no mundo inteiro.

O seu restaurante, D.O.M., foi selecionado o 4º melhor entre os 50 melhores restaurantes do mundo pela revista “Restaurant”. Atala se lançou na cozinha aos 19 anos e hoje é um dos chefs mais apreciados do mundo. Revelou que o segredo do seu sucesso está no esforço de realçar as características regionais, de forma a agradar o paladar internacional.

Ele é conhecido por utilizar ingredientes pouco conhecidos da riquíssima região norte do Brasil, sobretudo da Amazônia, de maneira a agradar o paladar de todos. Atala enfatizou que é muito importante imaginar o sabor e as sensações que os clientes sentirão ao saborear um prato seu.

Aconselhou dizendo que esta é a chave para internacionalizar a culinária coreana também.

Para ele, o kimchi tem potencial para se tornar um prato internacional. Só é preciso refletir profundamente na combinação com outros ingredientes.

– – –

Jong Ang Ilbo 10 de outubro de 2012

Chef Brasileiro Experimenta Doen-jang, Mak-jang

Alex Atala, o maior chef da culinária brasileira aproveitou da primeira manhã em Seul para visitar a feira de Kyong Dong, onde conheceu ingredientes coreanos. Durante a visita, Atala experimentou diversas ervas tradicionais e também algas secas. Gostou principalmente da loja de pastas fermentadas. Experimentou doen-jang, mak-jang, gotchu-jang e descreveu que as pastas tinham um sabor complexo típico de fermentação.

O restaurante do chef Alex Atala, D.O.M. em São Paulo, foi classificado como o 4º melhor restaurante do mundo entre os 50 melhores pela revista inglesa”Restaurant”. Atala está em Seul para participar do Seoul Gourmet 2012.

Nascido no Brasil, Atala trabalhou nas melhores cozinhas de Bélgica, França e Itália desde os 19 anos. Voltou para São Paulo em 1994, aos 24 anos de idade. “Achei que não conseguiria ser o melhor do mundo caso continuasse na cozinha francesa ou italiana. Resolvi então procurar a culinária brasileira, que conheço tão bem.” Abriu o seu restaurante em 1999 e fez dele um dos mais conhecido pelos paulistas, a ponto de ter que reservar com três meses de antecedência. A especialidade do seu restaurante é a culinária brasileira. Ele traz mais de 90% dos ingredientes de Amazonas. Diz que a variedade de frutas e vegetais daquela região é enorme, chegando a mais de 200 tipos de frutas e 300 vegetais. Além disso, Atala acredita no bem social que afeta a região ao trazer os seus ingredientes do norte. Se os fornecedores não trabalhassem com ele, com certeza estariam cortando árvores ilegalmente ou então na construção de prédios e estradas.

Para o gala dinner previsto para os dias 1º e 2 de novembro, ele pretende       usar ingredientes coreanos para apresentar o melhor da culinária brasileira. “Acho que vou fazer uma sopa com broto de gergelim e folha de wasabi. Será uma sopa muito saborosa.”

Atala experimentou a cozinha coreana pela primeira vez. Disse que gostou muito da combinação do quente e do frio. Além disso, gostou muito da combinação do bife quente com o kimchi branco gelado. “Fiquei com vontade de experimentar mais e aprender mais sobre a cozinha coreana.”

Tradução :

Hyo Jeong Sung, Adriana
Interpreter
Embassy of Brazil

 

Anúncios

Uma resposta em “Chef Brasileiro, Alex Atala Fala do Charme da Cozinha Coreana – 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s