Cúpula de Segurança Nuclear em Seul, 26-27 de Março 2012

Em 2010 o Sr. Han Choong-hee,  Vice-negociador de Seul durante a reunião a Cúpula sobre Segurança Nuclear disse,

  •  “Sediar a Cúpula sobre Segurança Nuclear, é uma evidência que a Coréia é mundialmente reconhecida como um país com poder diplomático muito forte.”
A Cúpula de Segurança Nuclear, a segunda depois da conferência inicial em Washington DC em 2010 será realizada em Seul entre 26-27 de Março. Esse evento de alto nível vai reunir líderes de 53 países e de quatro grande organizações internacionais. É uma plataforma global comprometida a busca ideal com objetivo de “paz e segurança de um mundo sem armas nucleares”.

Em Abril de 2009 em Prague o Presidente dos EUA, Barack Obama em seu discurso para aumentar  a conscientização sobre o meio ambiente e sobre a segurança geral contra o  terrorismo nuclear pronunciou;

  • “A ameaça mais imediata e extrema à segurança global”.

Para reforçar o consenso internacional sobre o tema, ele organizou a 1˚ Cúpula sobre Segurança Nuclear em Abril de 2010 em Washington, com a participação de líderes de 47 países e 3 organizações internacionais. Segurança nuclear desde então se tornou a palavra-chave, juntamente com a redução de armas e não profileração em direção ao objetivo de criar um mundo seguro de armas nucleares.

Avanços significativos durante a reunião sera a esperança de muitos.. A espectativa é para os participantes emitir um comunicado que define os princípios de segurança nuclear. Esse comunicado deverá conter um forte compromisso internacional para prevenir o terrorismo nuclear. Os planos de acção seram amplos e concreto, incluindo o esforço para eliminar ou minimizar material nuclear perigoso, bloquear o comércio ilegal de material nuclear, melhorar a universalidade dos tratados de segurança nuclear e atividades de apoio de organizações internacionais, reguladoras nucleares, ou redes multilaterais como as Nações Unidas, IAEA, Interpool e da Global Initiative to Combat Nuclear Terrorism.

Além disso, tendo o desastre nuclear de Fukushima no Japão como exemplo, os líderes mundiais irão abordar a questão do reforço da segurança atômica e a luta contra o terrorismo nuclear.

É um acontecimento diplomático notável para a Coréia em sediar essa conferência importante entre os líderes mundiais depois de sediar um “Group of 20 Summit”, em 2010, e a 4˚ High-Level Forum on Aid Effectiveness, o maior fórum do mundo de ajuda internacional que aborda  o desenvolvimento que promove os direitos humanos, igualdade de gênero, trabalho decente e da sustentabilidade ambiental em 2011.  Desejando a cidade de Seul tudo de bom  em hospedar um evento grandioso e  tão   importante, Boa Sorte!

 
Anúncios

4 respostas em “Cúpula de Segurança Nuclear em Seul, 26-27 de Março 2012

  1. Bom dia lena, sou filha de coreanos e moro no brasil, no momento estou em seoul a passeio e estou meio perdida, como faç para me comunicar com algum brasileiro aqui na coreia?
    Obrigada

    • Oi Roberto, Não recebi nada ontem, mande novamente por favor e desculpa – vc esta perguntando sobre como ou quem vai cobrir as reuniões, é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s