O podegi é um portador de bebê tradicional coreano, que é um “cobertor” retangular ligado a uma longa tira de tecido aos dois lados. Podegi em coreano significa cobertor especificamente para embrulhar bebês.
O podegi embrulha o bebê de uma forma que é confortável, acolhedor, versátil e talvez o portador mais prático e conveniente para a mamãe carregadora. Ele é portátil e leve e dobra para caber em qualquer bolça/sacola. O bebê pode ser colocado nas costas como também no peito!
O podegi naturalmente se adapta ao corpo do bebê e a sua coluna. Ao colocar o bebê no podegi, mesmo que você não o coloca perfeitamente não cria problemas porque a coluna dorsal de um bebe após nascimento é naturalmente arredondada. A mudança da coluna ocorre em relação à novas habilidades como ao sentar ou ao gatinhar. Uma posição muito reta e rígida pode causar um desenvolvimento anormal da coluna vertebra e pode criar problemas no futuro. As pernas de um bebê dentro do podegi são espaçadas (na posição de uma rã – por falta de outro exemplo), para proteger a articulação da anca.
Essa maneira de carregar um bebê é uma boa opção para quem que têm dificuldade para carregar peso nos ombros. O podegi tira o peso que passa a ser uniformemente distribuído pela criança tirando a tensão dos braços, coluna vertebral e abdômen pela carga ser muito mais leve. Um bebê pequeno coloca os bracinhos para dentro do podegi enquanto uma criança um pouco maior já pode ter os bracinhos de fora.
O podegi geralmente é feito de algodão orgânico e pode ser encontrado em qualquer lugar (em Corea) que se vende roupas para recém nascidos. Veja abaixo dois exemplos de como se amarra o podegi para o proveito da mãe e do bebê!
http://www.youtube.com/watch?v=pTwKfIkFu0s
http://www.youtube.com/watch?v=1kDnoT2CNck