Podegi (포대기)

O podegi é um portador de bebê tradicional coreano, que é um “cobertor” retangular ligado a uma longa tira de tecido aos dois lados.  Podegi em coreano significa cobertor  especificamente para embrulhar bebês.podegi

podegi embrulha o bebê de uma forma que é confortável, acolhedor, versátil e talvez o portador mais prático e conveniente para a  mamãe carregadora.  Ele é portátil e leve e dobra para caber em qualquer bolça/sacola. O bebê pode ser colocado nas costas como também no peito!

O podegi naturalmente se adapta ao corpo do bebê e a sua coluna. Ao colocar o bebê no podegi, mesmo que você não o coloca perfeitamente não cria problemas porque a coluna dorsal de um bebe após nascimento é naturalmente arredondada. A mudança da coluna ocorre em relação à novas habilidades como ao sentar ou ao gatinhar. Uma posição muito reta e rígida pode causar um desenvolvimento anormal da coluna vertebra e pode criar problemas no futuro.  As pernas de um bebê dentro do podegi são espaçadas (na posição de uma rã – por falta de outro exemplo), para proteger a articulação da anca.

Essa maneira de carregar um bebê é uma boa opção para quem que têm dificuldade para carregar peso nos ombros. O podegi tira o peso que passa a ser uniformemente distribuído pela criança tirando a tensão dos braços, coluna vertebral e abdômen pela carga ser muito mais leve. Um bebê pequeno coloca os bracinhos para dentro do podegi enquanto uma criança um pouco maior já pode ter os bracinhos de fora.

O fato do bebê estar em sincronia total ao movimento da mãe ajuda a criar a proximidade e a sensação de segurança que havia durante a sua vida no ventre materno.  O bebê, calmo e seguro pode tomar conhecimento de seu ambiente e com essa aproximação a tendencia é da mãe conversar mais com o bebê acelerando no desenvolvendo da linguagem. O movimento ao caminhar também é importante para o desenvolvimento físico da criança. O balanço suave e mudanças na posição do corpo obriga a criança a desenvolver o seu senso de equilíbrio.

O podegi geralmente é feito de algodão orgânico e pode ser encontrado em qualquer lugar (em Corea) que se vende roupas para recém nascidos.  Veja abaixo dois exemplos de como se amarra o podegi para o proveito da mãe e do bebê!

http://www.youtube.com/watch?v=pTwKfIkFu0s

http://www.youtube.com/watch?v=1kDnoT2CNck

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s