Entrevista Com A Nossa Querida Embaixatriz, Maria Ligaya Fujita

Coreia vista com o coração

Brasil é um país multicultural, seja no idioma, culinária, fisionomia das pessoas… Não é fácil encontrar uma definição para o Brasil. Mas é exatamente por isso que a Embaixatriz Maria Ligaya Fujita diz sentir mais charme pela Coreia. As duas horas que eu passei com ela, por incrível que pareça, foi um momento para repensar sobre o meu próprio país.

Editora Park Sae-Mi (smpark@noblesse.com) Fotos Sujin

8 de Dezembro de 2011, o dia mais frio deste ano. Encontrei a Residência da Embaixada do Brasil depois de muito tempo de procura pelas ruas curvadas de Seong-Buk Dong. Assim que entrei, quatro cachorrinhos, todos muito parecidos, me deram as boas vindas latindo todos ao mesmo tempo. Pouco depois, fui recebida pela Embaixatriz do Brasil, Maria Ligaya Fujita. O seu sorriso caloroso com os olhos em formato de meia lua me ofereciam um conforto materno. A conversa começou naturalmente com o tempo. “Eu morei em Londres, Tóquio, Moscou, Nova Iorque antes de vir para Seul. Por isso não tenho problemas com o frio da Coreia. Mas a minha estação preferida na Coreia é a primavera.” Ela chegou na Coreia numa bela manhã de abril. O caminho do aeroporto até a residência estava todo florido, cheio de cerejeiras. Isso fez com que a sua primeira impressão sobre a Coreia fosse ‘rosa’. Ela tem um carinho especial pela Coreia, principalmente pela tradição coreana. Gosta também de viajar, sendo o lugar preferido Gyong Ju. Ela diz que ficou maravilhada com a gruta de Seokguram. Além disso conta que Jeju, Montanha Seorak, Jiri, Magok-Sa, Haein-Sa são lugares que ficaram na sua memória. Eu fiquei impressionada com a sua pronúncia ao falar da topografia coreana, e a embaixatriz me contou que estava aprendendo coreano. Disse que ainda não consegue entender tudo, mas que sabe ler e dizer coisas básicas, principalmente em matéria de comprar, pois como “Quanto custa? É caro. Quero desconto”. O coreano é difícil, mas gosto muito, diz a embaixatriz.

Brasil é um país multicultural. O seu marido Edmundo Sussumu Fujita, Embaixador do Brasil em Seul, é descendente de Japoneses. Por isso, ela diz que nunca sentiu dificuldades de adaptação mesmo morando em vários lugares do mundo. O seu otimismo também contribuiu na compreensão e de um determinado país ou povo. O seu lema é conviver com todos. “O “Temple Stay” que fiz em Jiri foi marcante. A meditação no meio da montanha realmente purifica o coração. A gente acaba deixando a ambição de lado. Foi difícil fazer 108 saudações, mas foi uma experiência valorosa”. Apesar de ser católica, ela diz que gosta muito de visitar templos budistas em todo o território coreano para acalmar o corpo e a alma. Gosta também de fazer “Temple Stay” quando o tempo permite. A embaixatriz tem um outro hobby. É o “hanji”. Em vários cantos da residência, encontrei várias peças feitas por ela mesma e pelo casal. Ela tem aulas de “hanji”, coreano e canto carregando ainda mais a sua agenda. Além das aulas, ela participa ativamente de aulas de culinária brasileira e de bazares para divulgar a cultura brasileira. Após esta entrevista, a Embaixatriz deve preparar o almoço de fim de ano para as Embaixatrizes. Neste momento, pude entender porque o seu cartão de visitas trazia “Embaixador do Brasil Edmundo Sussumu Fujita & Maria Ligaya Fujita” e não “Esposa do Embaixador” como é de praxe. Maria Ligaya Fujita não se limita ao simples papel de esposa do Embaixador, mas está trabalhando ativamente na ‘diplomacia interna’. Ela realmente é uma das mulheres mais brilhantes que encontrei, porque ela se esforça para entender o próximo, sem ignorar somente pelo fato de ser diferente, e porque sabe transmitir os seus valores.

Anúncios

Uma resposta em “Entrevista Com A Nossa Querida Embaixatriz, Maria Ligaya Fujita

  1. Que linda história.Fico feliz em ver que somos muito bem representados em outros países por alguém tão especial quanto a Sra Maria Ligaya Fujita e o seu esposo o Sr Embaixador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s