Uma Cultura de Banho Diversificada, Conheça as Saunas, Banho Público (Mog-yok-tang-목욕탕 ) e os Jimjilbang (찜질방)

Todo bairro em Seul tem pelo menos um balneário público com sauna. Dizem que é bom para o bem estar, relaxa os músculos e melhora a qualidade da pele. Sem exceção  todos são de gênero segregado, cada área balneária está repleta com várias piscinas cada uma de temperatura diferente desde das águas escaldantes, até as geladas, e é aonde usar roupas é totalmente proibido. Ao entrar em qualquer sauna tudo que era privado agora passa a ser público. Ninguém pensa duas vezes em ficar totalmente nú.  Pode ficar a vontade, ninguém nota ou presta atenção nos outros!

Jimjilbang (찜질방) é um tipo de spa: são maiores que os baneários públicos em geral e são compostos por várias salas quente e algumas frias que irá atender a necessidade de todos com tratamentos terapêuticos para todos os gostos. Depois do banho, descanse em uma das banheiras de hidromassagem aonde você pode ficar por horas, e depois você pode pedir para uma das ajumas (ajoshi no lado masculino) para esfregar o seu corpo da cabeça aos pés com uma luva especial esfoliante para tirar toda pela seca que não sai durante o banho normal. Sei que você vai se surpreender ao ver tanta pele morta saindo do próprio corpo. O calor da sauna prepara a pele morta par ser removida e o material da luva esfoliante é altamente eficaz.  Nunca conheci alguém que não teve uma boa experiência fazendo exfoliação, uma limpeza total.  Garanto que é uma das coisas que os coreanos fazem para ter a pele tão saudável.

As piscinas em um jimjilbang pode ser de ginseng ou chá verde e cada banho pode ter um ou mais minerais aonde a temperatura das águas são diversas.  Dependendo de seu conteúdo, cada banho pode ter benéficios para as pessoas que sofrem de nevralgia, reumatismo, problemas de circulação sanguínea, doença cardíaca ou distúrbios neurológicos.

Após o banho, usando trajes alugados na entrada (faz parte do preço) você pode ir a uma das muitas áreas de lazer que são co-ed (para ele/ela juntos) e aonde você pode desfrutar de vários tipos de sauna (seca) tradicional, algumas são de rochas, outras de minerais : ametista, ágata, jade, outras de barro e até mesmo de ouro, cada uma dando um benefício exclusivo ao cliente.  Há vários tipos de salas aquecidas nas quais as  temperaturas vão entre 205-230°C. Também na área comum geralmente há salas com poltronas, televisor, restaurantes sala de ginástica, cabeleireiro, manicure, etc.  Você pode ver famílias inteira aproveitando o calorzinho do spa.

Bulhanjeungmok é uma sauna seca inteiramente feita de madeira aquecida no estilo do forno de carvão tradicional coreano. Leve meia se você quiser entrar lá pois os pés não aguentam o calor do chão.

O calor do Jimjilbang supostamente aumenta o seu metabolismo, bem como ajuda a aliviar dor de cabeça como tambem tensão relacionada ao estresse.

Em um Jimjilbang você pode esperar por :

  • admissão dei crianças
  • snack bar
  • restaurante
  • fitness center
  • toalhas / robes
  • artigos de higiene incluído
  • secador de cabelo
  • serviços: massagem terapêutica
  • serviços: esfoliação de pele (Body Scrub)
  • serviços: de beleza
  • serviços: cabeleireiro
  • serviços: manicure
  • Internet – PC bang
  • screen golf
  • sala de repouso (silêncio total)
  • funcionamento 24 horas

Claro que nem todas as Saunas ou Jimjilbang irão oferecer tudo acima citado.  Cada um é de um jeito.

Para o seu bem estar relaxe e saboreie um dia em uma sauna ou Jimjilbang durante sua estadia na Coreia,  a cultura de banho é bem desenvolvida .

http://www.dragonhillspa.co.kr/

http://www.spalei.co.kr/

http://www.spagarden5.co.kr/

http://www.willspa.co.kr/

Apenas algumas sugestões pois há muitos para você escolher.  Procure por uma sauna ou jimjilbang em seu bairro.  Muitas vezes você vai encontrar mais de um para sua escolha.

Anúncios

2 respostas em “Uma Cultura de Banho Diversificada, Conheça as Saunas, Banho Público (Mog-yok-tang-목욕탕 ) e os Jimjilbang (찜질방)

  1. Muito bom esste texto sobre as saunas, quem iria imaginar que existe algo como essa exfoliação que tira o cascão do corpo? e o efeito terapeutico , fora o emocional que relaxa e te deixa novo . Com certeza ficarei frequentadora assidua. Muito obrigada Lena por estes artigos tão interessantes, ora nos faz refletir sobre coisas importantes , ora nos faz dar risadas dessa cultura tão diferente da nossa, Obrigada por compartilhar coisas que nunca descobririamos sozinhos, e por nos fazer entender um pouco deste país maravilhos. Um abraçao, Ines

  2. Ines e a todos,

    Maravilhosa dica da Lena – fui no spa Dragon Hill ano passado e foi super, um lugar lindo, tem ate uma piscina fantastica onde, se fosse verao, eu ficaria o dia todo, mas mesmo no outono entrei e a noite – divina! Recomendo a todos, voces vao adorar, a decoracao eh linda, as saunas, os banhos quentes, tudo, voce pode ficar 24hs e ate passar uma noite la, economizando uma diaria de hotel! Pena que so fui no ultimo dia; a proxima vez que for a Seoul quero conhecer todos os spas! Tambem pensei em escrever sobre isso um dia mas a Lena se adiantou – Parabens Lena, excelente ‘reportagem’!…. Nao deixem de ir, eh realmente imperdivel! Bjo Lena, Celia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s