O Frio de Seul…e o Aquecimento, Ondol

Agora estamos entrando na estação de inverno.  Os dias são mais curtos a temperatura abaixa e sem nenhum aviso prévio o frio chegou – mas o inverno coreano dentro de casa é uma delícia pois o aquecimento vêm do chão.  Não se usa sapatos dentro de casa o que deixa tudo mais limpo e nos da uma sensação de muito conforto.

Esse sistema de aquecimento se chama ondol que significa pedra quente. Documentos históricos mostra que o ondol  foi criado na Coreiadurante o céculo 6 (A.D. 500-513) e esta sendo adaptado por vários países pela sua  eficiência e simplicidade.  O famoso arquiteto americano, Frank Lloyd Wright apaixonou-se pelo ondol quando ele visitou o Japão em 1916 para a construção do Imperial Palace Hotel, aplicando o ondol em várias de suas residências nos Estados Unidos após sua primeira visita à Ásia.  O uso do ondol no Japão é recente e nem todas as casas o usa.

Hoje 50% de obras europeia estão usando o ondol como seu sistema de aquecimento preferido e também em refrigerar o ambiente, até mesmo a famosa Opera House em Copenhagem.  Pesquisas mostra que o antigo sistema de ondol  distribui e mantém o calor de uma maneira estável e é muito mais eficiente do que o atual sistema corrente de convecção, consumindo menos energia sem transmitir poluídos no ar.  Ainda mais, a transmissão direta de calor à pele ajuda na circulação sanguínea que é tendente à medicina Oriental que têm como o ideal do bem estar, “cabeça fria, pé quente”.

Antes um sistema usado apenas em aquecer residências, agora esta sendo adaptado e instalado nos tetos de aeroportos em países com clima de muito frio e também debaixo de estradas em lugares com muita neve para acelerar em derreter o gelo que forma principalmente nas encruzilhadas.  Então, enquanto vocês estiverem na Coreia, tire o sapato quando dentro de casa e aproveitem o ondol, um sistema limpo, eficiente, e que ajuda com o seu bem estar!

Anúncios

Uma resposta em “O Frio de Seul…e o Aquecimento, Ondol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s