A Trufa Coreana – Cogumelo de Pinho, Song-i e o Kimchi

Cogumelo de Pinho, Song-i (a trufa coreana)

A alimentação coreana é muito saudável e com alto valor nutritivo.  Com um histórico de mais de 6,000 anos, a culinária coreana é cheia de tradições e as vezes até mesmo muita cerimonia aonde as refeições são elaboradas e de uma maneira muito especial. Os coreanos gostam de consumir alimentos frescos e pode se encontrar alface de todos os tipos em todas as refeições. Mercado é feito quase que diariamente para garantir o consumo de produtos frescos. Como todo pais asiático a Coreia também tem o marco inicial em todas as refeições o arroz que segue com vários pratos (panchan) de verduras, peixe, carnes (durante uma única refeição) e sempre presente o kimchi um tipo de pickle. O  kimchi é preparado com repolho, alho, sal, gengibre, camarão salgado e muita pimenta vermelha.  Agora estamos na época do ano quando se faz o kimjang que é o kimchi que se prepara antes do inverno para durar até a primavera, quando que, antigamente não se encontrava verduras frescas. O kimchi depois de preparado com muito carinho as vezes unindo a familia toda para a ocasião é colocado dentro de urnas de cerâmica e enterrada (pela metade) e só a quantidade necessária para uma refeição era retirada. Hoje todo mundo tem frigorífico mas a tradição do kimchi em todas as refeições permanece em todas as refeições.  É difícil para um coreano ter uma refeição sem o panchan predileto que é o kimchi. Hoje por causa do alto preço de repolho devido as enchentes durante o verão o pessoal passou a chamar o kimchi de “Kumchi”.  Kum é a palavra para ouro.

Durante essa época de outono se encontra o famoso cogumelo Song-i. Equivalente ao cogumelo trufa pois também é muito caro e não tem como ser cultivado.  É encontrado nas áreas montanhosas e debaixo de pinheiros. As pessoas que vão em busca do Song-i os consideram como brilhantes da floresta. É bem raro e muito procurado apesar de seu alto preço. Esse cogumelo  não pode amadurecer e tem que ser consumido ainda antes que ele se abre.  Veja a foto. O Song-i coreano é prestigiado na região principalmente na China e no Japão pelo seu alto índice de proteínas e também o mais alto em vitamina B2 entre todos os tipos de cogumelos.  Tendo a chance não deixem de aproveitar e em experimentar.  A maioria de restaurantes durante os meses de outono tem promoção de Song-i. Na verdade existe uma variedade enorme de cogumelos na Coreia e podem ser encontrados em qualquer supermercado.

Veja mais informação sobre o festival dedicado inteiramente ao Song-i … 033-670-2724 ou veja o link  :  http://eng.yangyang.go.kr/page/foreign/eng/sub04_03_01.jsp

Kimchi

Uma mesa típica Coreana


Urnas de Kimchi


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s