Transporte Público

 

Essa entrada eu vou dedicar aos iniciantes, ou recém chegados a cidade de Seul.  Como prioridade a coisa que mais interessa uma pessoa recém chegada é saber como navegar pela cidade.  Transporte público na Coreia em geral é muito bom, barato e seguro. Vale a pena comprar um “T-CARD” em qualquer  estação de metro, ou venda de bairro tal como 7 Eleven, GS25, Family Mart, etc.  O cartão custa KW2,500 e você deposita quantias de dinheiro no valor de KW10,000 até KW90,000 que serve para pagar ônibus, metro, alguns taxi, entrada em alguns museus, algumas máquinas de refrigerantes, e também compras de mantimentos em alguns mercados.  Procure pelo logotipo do T-CARD para ver os lugares que aceita o seu uso.  Como o T-CARD não é um cartão de crédito ele só tem validade conforme o saldo disponível no próprio cartão. Use sempre o mesmo cartão e vai adicionando dinheiro conforme seu uso.  A vantagem do T-CARD é que você terá desconto sobre preços básico de condução pública, e com cada uso você vai adquirir milhagem que se transforma em T-MONEY  para uso no futuro. Para essa vantagem  você tera que registrar o seu cartão no site…http://www.tmoney.co.kr/jsp/newpub/oversea/english/eng_index.jsp. O uso do T-CARD é muito prático e mais rápido!

Muita gente acha o uso de metro em Seul muito fácil. Você pode calcular o tempo de chegada dando entre 2 a 3 minutos para cada parada no trajeto ao seu destino.  Hoje as estações são anunciadas em inglês e em caso de estações de muito movimento, o anúncio será em japonês e também chinês. O nome das estações de metro é sempre usada como ponto de referência – até mesmo no uso de taxi.  As saídas de metro todas são numeradas e os números também serve como referência.

Ônibus também é prático e agora com as pistas únicas de ônibus nas ruas seu uso ficou mais rápido e eficiente. A maioria dos ônibus hoje anunciam as paradas em inglês. Um problema é que a maioria dos mapas de ônibus  ainda são em coreano.  Mas para facilitar o seu passeio use os links abaixo para verificar os roteiros disponível em sua área antes de você sair de casa.

Taxi é fácil de se achar, pratico e barato.  Os motorista de taxis usam pontos de referencia e não conhecem nomes de ruas então você vai ter que saber alguma loja, hotel, um prédio de destaque, um parque, ou até mesmo o nome de uma estação de metro.  Quase todos os taxis hoje usam sistema  de navegação, mas você vai ter que saber pelo menos o nome  do bairro e as vezes o número de telefone (não celular) ajuda.  O uso de taxis internacional é prático e também 20% mais caro que um taxi comum.  Esse tipo de taxi fica a sua disposição o dia todo ou até quando você quiser.  Os motoristas de taxi internacional falam inglês (tem serviço em japonês e chinês também) Ligue para 02-644-2255 ou veja http://www.intltaxi.co.kr .  E já que você esta se ambientando por aqui, aproveite e use o metro, ônibus e taxi para passear pela cidade e para ver a melhor maneira de transporte que serve para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s